Image Map

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O que mudou nos últimos 100 anos da moda?

Olá galera, tudo beleza?

O post de hoje é bem legal, vim trazer um pouquinho dos últimos 100 anos da moda! Tudo que vemos vem carregado de referências do passado. Não é a toa que muitas roupas que usamos hoje já fizeram parte de alguma década.

"De repente a moda muda, o mundo roda e você mudou mais uma vez."



Um dos meus grandes amores é estudar a história da moda. É bom sabermos de onde vem tudo aquilo que estamos usando. Confira peças e estilos que fizeram as cabeças das mulheres, se inspire e monte looks!


1910. Este foi um tempo de luxo, de sofisticação. Uma grande marca da moda dessa época prende-se com a subida das bainhas das saias e vestidos de altura. Os tons predominantes continuavam a ser maioritariamente escuros.

1920. A moda da década de 1920 já estava livre dos espartilhos do século XIX. As saias já mostravam mais as pernas e o colo. Na maquiagem, a tendência era o batom. A boca era Carmim, em forma de coração. A maquiagem eram fortes nos olhos, as sobrancelhas eram tiradas e pintadas a risco de lápis. A tendência era ter a pele bem branca.

1930. Na década de 1930, homens e mulheres tinham visual sóbrio, com aparência adulta porém sofisticada. As curvas femininas foram redescobertas e expostas de maneira refinada. Os cabelos penteados com ondas, as sais ficaram longas até o tornozelo e os vestidos eram justos e retos. A inovação da época foi o corte enviesado em godê ou evasê.

1940. A mulher da época era magra e suas roupas e sapatos ficaram mais pesados e sérios. A escassez de tecidos fez com que as mulheres tivessem de reformar suas roupas e utilizar materiais alternativos e fibras sintéticas. A silhueta era em estilo militar ( ombros quadrados, peças retas como a saia lápis).

1950.  Na década de 1950, as roupas femininas eram projetadas para lembrar às mulheres que elas eram mulheres. A feminilidade de new look fazia moda ser repleta de anáguas que eram necessárias para dar o caimento ideal à saia rodada. As saias e vestidos tinham a altura na metade da panturrilha e eram coloridos, de estampas abstratas, florais, listras , manchas e  xadrez. 

1960. Os anos 60, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pela ideia de liberdade da chamada geração beat. A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem. O foco estava nos olhos, sempre muito marcados, os batons eram clarinhos. 

 
1970. A moda dos anos 70 foi proferida pela iconografia da droga, da música e  da cultura que irradiava nos jovens. A ordem era gastar pouco e isso influenciava toda a estética da moda com xales antigos, uniformes vintage e peças de lojas de caridade ganhavam adaptações com técnicas de tie-dye, crochês, bordados e miçangas exóticas que vinham direto da Índia, junto com o aroma de patchouli.

1980. A moda anos 80, inspirou-se basicamente na onda da geração saúde e na febre da ginástica aeróbica. Uso de roupas de ginástica (lycra, sapatilha, polaina) no cotidiano, combinadas a roupas excêntricas e exageradas, com cores cítricas, estampas de animais. Foi sem dúvida o grande marco na moda da época.

1990.  Nos anos 90 foram lançadas os jeans coloridos e as blusas segunda pele, que colocaram a lingerie em evidência. Essa é uma década marcada pela diversidade de estilos que convivem harmoniosamente.

2000. Na década de 2000 a moda foi se simplificando, tendo como blusas de cor única e cabelos onde o cabelo o liso reinava. 

2010. Em 2010 começa a passar por uma imensa mudança principalmente no público adolescente onde o figura começa a ganhar mais cores e roupas mais justas ao corpo.


Eaí pessoal, o que acharam? Muitas mudanças? Qual a década que você mais se identificou? Eu curto muito os estilos da década de 40 até 70, onde ocorrem muitas transformações pra a libertação de expressão e vocês? Deixe suas impressões nos comentários! Sigam o blog para ficar por dentro de tudo que está rolando!

Um super beijo, Namastê! <3  










Nenhum comentário:

Postar um comentário